segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

[A Gothic side] Moda Vitoriana

 No post anterior a Larissa comentou que eu amo roupas. Verdade, eu amo roupas! HAHAHA.
 Nesse post não vou falar tudo sobre moda vitoriana, primeiro porque é muita coisa, segundo porque possivelmente será tema de outros posts.
 A moda vitoriana é marcante, cheia de babados, relíquias (camafeus), rendas... aliás foram estes itens que contribuíram muito para a grande fama da moda vitoriana. Esse estilo foi inspirado pelo modo de vestir da Rainha Vitória; as cores predominantes são as escuras (também muito usadas pelos neo-vitorianos [góticos vitorianos]) e as pastéis. Eram usadas, normalmente, cores claras (como o branco) e por cima uma renda preta, ainda podemos observar isto nos neo-vitorianos.


neo-vitorianos no evento Wave Gotik Treffen (Alemanha)

 [A Gotic side]-Ainda que dentro da Subcultura Gótica/Darkwave os outros visuais puxem um pouco para o vitoriano, os góticos vitorianos tem a sua "marca", que está na "literatura" (na verdade são um conjunto de livros, não existe exatamente "literatura gótica", este nome, se não me engano é mais para designar o gênero literário), música (Diva Destruction (amo! HAHA), Bluetengel, são dois bons exemplos), entre outros fatores, mas está na moda também, pois, enquanto os outros visuais "pinçam" pequenas partes do visual vitoriano, o gótico vitoriano, digamos, é vitoriano por inteiro! :) (mas os góticos vitorianos também "pinçam") Podemos ver pelos corsets, as mangas bufantes (também chamadas de "romântica")... tudo o que podemos encontrar numa pesquisa em "imagens google" sobre Era Vitoriana só que com um toque dramático, puxando, na maioria das vezes, pro preto, vermelho, roxo e as cores pastéis (O drama pode ser encontrado em qualquer cor [mas normalmente no preto] só depende da criatividade de quem está usando).
 Não pensem que os homens estão fora dessa não. Ainda que, tanto na Era Vitoriana como na subcultura gótica, não tivesse/tenha aquela diversidade em se tratando de roupas, ou seja, era/é uma coisa mais simples na moda masculina, esta era reconhecida por sobretudos, chapéus (entre outros fatores que podem ser observados logo abaixo), digamos... bem no estilo Oscar Wilde.



Oscar Wilde (escritor irlandês), Dublin, 16 de outubro de 1854 — Paris, 30 de novembro de 1900.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

ERA VITORIANA

Antes de tudo gostaria de agradecer minha amiga Liz pelo convite de postar aqui!
Bom, nada melhor que que começar com a história da Era Vitoriana. Porque se chama Vitoriana? O que foi a Era Vitoriana?
A Era Vitoriana é muito conhecida pelos seus trajes, vestidos extravagantes, babados enormes, etc. Porém por que ela é conhecida?
Bom, não será neste post que vou falar da moda vitoriana. Provavelmente será a Liz (ela ama roupas) hehe.
Vamos começar?





A Era Vitoriana acontece no século XIX no Reino Unido, a partir de Junho de 1837 a Janeiro de 1901, respectivamente no período de reinado da Rainha Vitória.
A Rainha Vitória fazia parte da Casa de Hanôver composta por reis antecessores da Rainha Vitória como: Jorge III, Jorge IV, Guilherme IV e Vitória.







CURIOSIDADE



 Antes do reinado da Rainha Elizabeth II a Rainha Vitória era a unica que viveu até os 81 anos, hoje a Rainha Elizabeth bateu seu recorde tendo 84 anos.


Este período além de ser o mais longo período reinado de Vitória até hoje, foi mancado pelas grandes mudanças comerciais, economicas, culturais, politicas
e também pela Revolução Industrial. Este longo período é reconhecido pela prosperiadade e pela paz adquiridos pelas mudanças locais. Além de
ser composto pela arquitetura, esporte, música, literatura e drama.

Cronologia do reinado Vitoriano:


  • 1832 - Aprovação do primeiro Ato de Reforma .
  • 1837 - Ascensão da rainha Vitória para ao trono.
  • 1840 - A Nova Zelândia se torna uma colônia britânica, através do Tratado de Waitangi.
  • 1842 - Massacre do exército Elphinstone pelos afegãos no Afeganistão, resultando na morte ou prisão de 16.500 soldados e civis.
  • 1842 - O "Ato das Minas" de 1842 proíbe as mulheres e as crianças trabalhem em minas de carvão, ferro, chumbo e estanho.
  • 1842 - O "Illustrated London News" foi publicada pela primeira vez.
  • 1845 - A Grande Fome Irlandesa. A pior catástrofe humana do Reino Unido, a morte por inanição e a emigração em massa reduziu a população da Irlanda em mais de 50%. Essa tragédia definitivamente mudou a demografia da Irlanda e se tornou um ponto culminante do sentimento nacionalista que permeou política britânica durante a maior parte do século seguinte.
  • 1848 - 2.000 pessoas morrem por semana, em uma epidemia de cólera.
  • 1850 - Restauração da hierarquia católica-romana na Grã-Bretanha.
  • 1851 - A Grande Exposição(considerada a 1° Grande Feira Mundial), realizada no Hyde Park em Londres apresentou as maiores inovações do século. Em seu centro havia o Palácio de Cristal, um enorme módulo de vidro e estrutura de ferro (a primeira do seu tipo). Essa estrutura foi condenada por John Ruskin como o modelo de desumanização no desenho, mas mais tarde veio a ser apresentado como o protótipo da arquitetura moderna.O aparecimento da fotografia, que foi demonstrada na Grande Exposição, resultou em mudanças significativas na arte vitoriana.
  • 1851 - A Corrida do Ouro Vitoriana. Em dez anos, a população australiana quase triplicou.
  • 1854 - Guerra da Criméia: O Reino Unido declara guerra à Rússia.
  • 1857 - O Motim dos Indianos: Uma revolta generalizada na Índia contra a Companhia Britânica das Índias Orientais, foi impulsionado pelos Sipais (Soldados indianos à serviço da Coroa Britânica). A rebelião, que não envolveu apenas Sipais, mas muitos setores da população indiana, tendo sido dentro de um ano. Em resposta ao motim, a Companhia Britânica das Índias Orientais foi abolida em Agosto de 1858 e se inicia o período do Raj britânico.
  • 1859 - Charles Darwin publica "A Origem das Espécies".
  • 1861 - A morte do príncipe Albert, a Rainha se recusa a sair em público por muitos anos.
  • 1875 - O Reino Unido compra do Egito ações sobre o canal de Suez.
  • 1878 - Tratado de Berlim é assinado. Chipre se torna uma colônia Britânica.
  • 1882 - As tropas britânicas começam a ocupação do Egito, a fim de assegurar uma rota comercial e a passagem para a Índia, o país se torna um protetorado.
  • 1888 - O assassino em série conhecido como "Jack o Estripador" assassinou e mutilou prostitutas nas ruas de Londres, levando a uma e histeria e cobertura internacional da imprensa. Os jornais usaram as mortes para trazer maior foco na situação difícil dos desempregados e para atacar líderes políticos e da polícia. Apesar do assassino nunca ter sido capturado, o caso levou a renúncia de Sir Charles Warren.
  • 1901 - Com a morte da Rainha Vitória, Eduardo, seu filho, ascende ao trono e dá início ao Período Eduardiano.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Primeiro Post

Primeiramente sejam muito bem-vindos ao nosso blog “Victorians”! A intenção desse blog é levar informações de fácil acesso ao público (tanto os neo-vitorianos como também aos que se integram ao estilo ou até mesmo os apreciadores da “Era Vitoriana”, pois a real intenção desse blog é ter um foco nesta Era e não somente em gótico vitoriano) sobre o “Mundo Vitoriano”, coisas como moda, literatura, música e muito mais!
 Comecemos com uma pequena apresentação:
Nome: Alice
Idade: 16 anos
Local onde mora: São Paulo (Estado)
Interesses: Fazer amigos.
Blog: ...

Nome: Larissa Aphamési
Idade: 18 anos
Local onde mora: SP
Interesses: Tudo que envolva artes e cultura :D
Blog: Änidaf

Nome: Lizandra dos Santos
Idade: 15 anos
Local onde mora: São Paulo (Estado)
Interesses: Conseguir o máximo possível de informações sobre “Era Vitoriana” e “neo-vitorianos” para assim postar neste blog, e que todos que se identifiquem com “a coisa toda” possam também adquirir essas informações.
 --
 Confesso-lhes que eu não fazia a menor ideia do que colocar nesse primeiro post, por isso ele está tão... digamos... direto.
  A ideia de criar este blog surgiu da seguinte maneira: percebendo que não havia quase nada que falasse sobre o assunto "Neo-Vitorianos"/ "Era Vitoriana" (fazendo pesquisas e mais pesquisas cheguei à essa conclusão), eu, Lizandra, decidi chamar minhas amigas, Larissa e "Alice", para me ajudarem na postagem, e, honestamente, se fosse eu sozinha não iria "rolar" nada disso aqui (risos), eis que num passe de mágica surgiu o blog que todo neo-vitoriano sonhava (comemoração)! Espero que todos os interessados no assunto gostem do blog, pois nos esforçaremos ao máximo para conseguirmos posts que agradem à todos. 
 Bom, sejam todos bem-vindos novamente e preparem-se para uma série de posts super legais sobre "moda vitoriana", literatura vitoriana, “música neo- vitoriana”, entre outros assuntos super interessantes.