Também chamada espartilho, essa peça surgiu por volta do século XVI, com o objetivo de manter a postura e dar suporte aos seios, no início eram feitos com tecidos pesados, atualmente utilizados em tapeçarias. Logo depois, na Era Vitoriana, a vestimenta passa por uma modificação e surge a era das cinturas minúsculas, nela, obviamente, o objetivo do corset passa a ser o de afinar as cinturas. Foi muito utilizado pelas classes altas.
O corset cai de moda no século XX com a invenção do sutiã. Porém, mais tarde, passa a ser muito utilizado pelas famosas Pin Ups, tornando-se um acessório do fetiche.
Dita Von Teese, pin up moderna |
Bettie Page, ícone pin up |
Marilyn Monroe no filme "O rio das almas perdidas" como 'Key Weston' |
Atualmente o corset voltou à moda, porém modificado e mais diversificado.
Principais tipos de Corsets:
Underbust – Ou abaixo do busto. Encaixa perfeitamente na cintura, dando-lhe mais curvas, afinando-a e levantando o busto.
~.~
Overbust – Este já cobre o busto completamente, sem necessidade de usar uma blusa por baixo. Levanta o busto e afina a cintura. Eu pessoalmente acho esse um charme! ;)
~.~
Waist Cincher – Caracterizado por ter uma “pontinha” que divide e levanta os seios. Não é muito diferente da underbust.
~.~
Midbust – Parecido com o overbust. Não cobre os seios completamente.
E que ninguém se engane! Não existe apenas corsets femininos, existem também os masculinos, também divinos! Confira logo abaixo:
Confira: www.madamesher.com/ (Madame Sher - Estilista famosa por sua grife de corsets)