segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

[A Gothic side] Moda Vitoriana

 No post anterior a Larissa comentou que eu amo roupas. Verdade, eu amo roupas! HAHAHA.
 Nesse post não vou falar tudo sobre moda vitoriana, primeiro porque é muita coisa, segundo porque possivelmente será tema de outros posts.
 A moda vitoriana é marcante, cheia de babados, relíquias (camafeus), rendas... aliás foram estes itens que contribuíram muito para a grande fama da moda vitoriana. Esse estilo foi inspirado pelo modo de vestir da Rainha Vitória; as cores predominantes são as escuras (também muito usadas pelos neo-vitorianos [góticos vitorianos]) e as pastéis. Eram usadas, normalmente, cores claras (como o branco) e por cima uma renda preta, ainda podemos observar isto nos neo-vitorianos.


neo-vitorianos no evento Wave Gotik Treffen (Alemanha)

 [A Gotic side]-Ainda que dentro da Subcultura Gótica/Darkwave os outros visuais puxem um pouco para o vitoriano, os góticos vitorianos tem a sua "marca", que está na "literatura" (na verdade são um conjunto de livros, não existe exatamente "literatura gótica", este nome, se não me engano é mais para designar o gênero literário), música (Diva Destruction (amo! HAHA), Bluetengel, são dois bons exemplos), entre outros fatores, mas está na moda também, pois, enquanto os outros visuais "pinçam" pequenas partes do visual vitoriano, o gótico vitoriano, digamos, é vitoriano por inteiro! :) (mas os góticos vitorianos também "pinçam") Podemos ver pelos corsets, as mangas bufantes (também chamadas de "romântica")... tudo o que podemos encontrar numa pesquisa em "imagens google" sobre Era Vitoriana só que com um toque dramático, puxando, na maioria das vezes, pro preto, vermelho, roxo e as cores pastéis (O drama pode ser encontrado em qualquer cor [mas normalmente no preto] só depende da criatividade de quem está usando).
 Não pensem que os homens estão fora dessa não. Ainda que, tanto na Era Vitoriana como na subcultura gótica, não tivesse/tenha aquela diversidade em se tratando de roupas, ou seja, era/é uma coisa mais simples na moda masculina, esta era reconhecida por sobretudos, chapéus (entre outros fatores que podem ser observados logo abaixo), digamos... bem no estilo Oscar Wilde.



Oscar Wilde (escritor irlandês), Dublin, 16 de outubro de 1854 — Paris, 30 de novembro de 1900.

Nenhum comentário:

Postar um comentário